sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Programa da disciplina América Pré-Colombiana e Colonial (agosto 2014)

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Ementa
Os diálogos entre algumas disciplinas de Ciências Humanas (História, Etnologia, Arqueologia, Bioantropologia, Linguística e da Educação) colocam em pauta questões fundamentais o ensino da História da América Pré-Colombiana e Colonial e a formação de professores.  O programa tematiza as formas de imaginação e as imagens da representação de si mesmo e de outros; os espelhos através dos quais são (re)criadas relações de identidade e alteridade em diferentes contextos e momentos; o dialogismo e a intertextualidade na produção historiográfica e didática, e na divulgação de conhecimentos as culturas ameríndias e as sociedades hispano-americanas para diversos níveis da educação e para um público amplo.

Tópicos de Conteúdo
Mundos Antigos
As sociedades ameríndias do altiplano andino e da mesoamérica
As sociedades do Mediterrâneo europeu
(Des)encontros  e sonhos atlânticos
Cosmografias e visões de mundo do lado de lá e de cá do Atlântico
Mitologias e cosmologias  do contato
Figurações do feminino


Novos Mundos
Paisagens
A conquista do México
A conquista do Peru
A Conquista do Rio da Prata
Organização e estruturas político-administrativas das sociedades coloniais: Nova Espanha, Peru, Rio da Prata
Organização do trabalho e comércio atlântico.
Colonização do Imaginário

Objetivos
Refletir sobre as imagens canônicas das populações ameríndias no presente e no passado
Apresentar fontes documentais e referências bibliográficas (impressas e eletrônicas) com informações sobre o período e contexto estudados
Estudar noções, conceitos e habilidades específicos de pesquisas sobre história da América
Analisar diversas linguagens e meios de comunicação (textos, pinturas, fotografias, grafismos, audiovisuais, jogos de tabuleiro) utilizados na produção e divulgação do conhecimento sobre as sociedades hispano-americanas

Metodologia
Aulas expositivas; oficinas multimídia (sala de informática); exibição de audiovisuais e debates; leitura e análise de textos e imagens; pesquisa em plataforma virtuais.

Avaliação
O aproveitamento do curso será avaliado por meio do aproveitamento nas provas bimestral e integrada (70%); e da participação em produções coletivas: seminários, debates e oficinas de audiovisual; e também pela realização de pesquisa bibliográfica e elaboração de texto individualmente (30%).


Referências bibliográficas
ARCURI, M. M. O Tahuantinsuyu e o poder das huacas nas relações centro x periferia de Cusco. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. Suplem, p. 33-49, 2008.
______________Tribos, cacicados ou Estados? A dualidade e a centralização da chefia na organização social da América pré-colombiana . Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 17, p. 305, 2007.
­­­­_____________Trocas, tributos e comércio: o papel dos pochteca na organização do Estado mexica .. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 13:139-., São Paulo, v. 13, p. 139-151, 2005.
BERNAND, Carmem & GRUZINSKY, Serge. História do Novo Mundo. Da Descoberta à Conquista, uma Experiência Européia. São Paulo: EDUSP, 2001.
BETHELL, Leslie História da América Latina. São Paulo: EDUSP, 2000. Vol 1 e 2.
GRUZINSKY, Serge. A colonização do Imaginário. São Paulo: EDUSP, 2001.
LEÓN-PORTILLA, Miguel. A Conquista da América vista pelos índios. Relatos Astecas, Maias e Incas.Petrópolis: Vozes, 1991.

POR Ti América: aventura arqueológica: depoimentos[CD-ROM] / Idealização, concepção e desenho expositivo Alex Peirano Chacon; Curadora Marcia Arcuri. [Equipe de pesquisadores: Coordenadora Helena Bomeny; Adelina Alves Cruz...et al]. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/CPDOC, 2006. CD-
SILVERMAN, Helaine & ISBELL, William H. The Handbook of South American Archaeology. New York: Springer, s/d.

TODOROV, Tzvetan. A viagem e seu relato in Rev. Let., São Paulo, v.46, n.1, p.231-244, jan./jun. 2006.
_________________ A Conquista da América: a Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

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