As intervenções dos participantes foram muito importantes para algumas mudanças no programa e também para confirmar alguns recortes temáticos e periodizações. Nós também conversamos sobre atividades que serão realizadas nas próximas aulas, como o exercício de modelagem etnográfica e a exibição de documentário e debate.
No que diz respeito a América, periodizações e recortes temáticos incluem a história das grandes civilizações, mas também diferentes rotas de povoamento do continente e datações bastante antigas (cerca de 60.000 AP), e a história de outras sociedades diferentes dos maias, incas e astecas tradicionalmente estudados. A história do Mediterrâneo também será abordada, por meio de comparações no bloco de conteúdos "mundos antigos".
Para ilustrar as formas de classificação das sociedades pré-colombianas, muito diversificadas entre si, nós analisamos o índice do Handbook of South American Archaeology. Os contextos em que essa classificação das áreas culturais sulamericanas foi (re)criada e divulgada serão analisados nas próximas aulas. É importante colocar em debate as noções (neo-)evolucionistas e determinismos (ambiental e outros) que estruturam essas classificações das sociedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário