segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pauta e Filmografia da aula de 21/08/2014

          A aula de 21 de agosto teve dois momentos importantes para nossa reflexão sobre as formas como a história das sociedades indígenas são representadas em livros didáticos, sobretudo a história pré-colombiana. No que diz respeito à Pré-História do continente, algumas informações sobre a diversidade das populações ameríndias relativas aos caracteres somáticos e caminhos de povoamento já foram incorporadas aos livros didáticos. A pesquisa arqueológica realizada em Lagoa Santa (MG), local onde foi encontrado o esqueleto de Luzia, assim como as rotas de ocupação do continente por navegadores vindos do Pacífico são exemplos de atualizações nas versões didáticas da História Pré-Colombiana da América, apontadas pelos participantes.
         
           Alguns questionamentos sobre periodizações foram colocados em pauta para o debate, o que possibilitou refletir criticamente sobre a história política vinculada à formação dos estados nacionais desde o século XVIII e a noção de tempo evolutivo, que muitas vezes resulta em olhares enviesados sobre a experiência histórica americana e a historiografia para o período anterior às guerras de conquista e colonização ibérica.

            Nós realizamos algumas etapas do exercício de modelagem etnográfica, cuja sequência didática é reproduzida nos slides abaixo. Esse exercício e outras atividades baseadas na leitura de parte do capítulo 1 do livro de BERNAND, C. & GRUZINSKI, S. A Descoberta do Novo Mundo: uma experiência européia (EDUSP) são parte de uma atividade de ACC para todos os alunos, valendo 30 horas. As demais etapas do exercício serão realizadas nos dias 28 de agosto e 04 de setembro.





























 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário